quinta-feira, 11 de julho de 2013

Barton faz longa análise sobre Neymar e volta a criticá-lo: 'Precisa ser testado'.

Meia inglês diz que é um 'absurdo' comparar o brasileiro às grandes estrelas do futebol, mas o elogia em alguns momentos e destaca seu número de gols.


Famoso no Brasil pelas críticas a Neymar, o inglês Joey Barton resolveu levar a brincadeira a sério e publicou nesta quinta-feira um longo texto no qual faz uma análise do craque sul-americano, a quem já chamou de "Justin Bieber do futebol". O meia do QPR, que estava emprestado ao Olympique de Marselha, manteve sua postura crítica ao camisa 10 da seleção de Felipão e garantiu que pretende observá-lo em ação no futebol europeu para poder compará-lo às grandes estrelas do velho esporte bretão.
- Compará-lo a uma série de grandes nomes da história, sem que ele tenha atuado no futebol europeu, é um absurdo. Até a temporada passada ele estava jogando no Campeonato Brasileiro, e apesar de alguns dos melhores do mundo terem começado por lá, todos se mudaram para se testarem onde está a elite mundial: a Europa. E esta é a razão pela qual não é possível julgá-lo - escreveu Barton, no início do longo texto, intitulado "Neymar: o que eu realmente penso".
Joey Barton site Neymar comentário (Foto: Reprodução)Joey Barton escreve texto intitulado 'Neymar: o que eu realmente penso' (Foto: Reprodução)







Barton, que fez as críticas anteriores via Twitter, desta vez usou seu blog para poder se expressar além do limite de 140 caracteres imposto pela rede social. Apesar de elogiar Neymar em alguns momentos, o inglês diz que, nas vezes em que o viu em campo, o brasileiro teria mostrado um desempenho abaixo das suas expectativas.
- Em ambos os amistosos contra a Inglaterra neste ano, apesar de exibir alguns lampejos de brilho no segundo jogo, ele perdeu muitas oportunidades de gol e segurou a bola por muito tempo. Antes disso, eu tinha visto alguns de seus golaços, mas, novamente, até que ele prove algo a mais eu não vou comprar essa ideia de que trata-se do "próximo Pelé".
Apesar das críticas iniciais, baseadas nos jogos a que assistiu, Barton reconhece que os números do ex-santista impressionam. Para sustentar sua opinião, o meia usou estatísticas do site "Prozone" para comparar o novo reforço do Barcelona com a média de um atacante da Liga dos Campeões, colocando frente a frente itens como chutes, domínio de bola e passes.
Joey Barton Olympique de Marselha (Foto: Reuters)Joey Barton já chamou Neymar de Justin Bieber do futebol, e Thiago Silva de transexual (Foto: Reuters)






Com base nas estatísticas, o inglês constata que o brasileiro é um "atacante mortal" e faz outras análises positivas do novo craque catalão. Mas ele reforça o ponto de que a publicidade sobre Neymar é exagerada e diz ver Messi e Cristiano Ronaldo muito à frente do ex-santista.
- Não há como negar que os dados ajudam a impulsionar Neymar a uma luz positiva. Ele já mostrou ser goleador no Brasil e também durante a Copa das Confederações. Nada mais marcante do que aquele marcado contra a Espanha. Ele também foi fundamental para o gol do Fred contra Uruguai na semifinal, o que me parece deixar o Brasil um pouco dependente dele. No entanto, nas poucas ocasiões em que o vi, ele esteve abaixo do esperado, e outras pessoas concordam comigo. Por essa razão, a publicidade em torno dele me parece exagerada. Ele mostrou lampejos durante a Copa das Confederações contra a forte concorrência, mas nem de longe teve a qualidade dos outros grandes nomes do futebol atual, como Messi ou Ronaldo.
Por fim, Barton conclui que o brasileiro ainda precisará provar o seu valor no Barcelona e na Europa até convencê-lo de que é, de fato, um grande craque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário