segunda-feira, 15 de julho de 2013

Freguês do Grêmio e algoz do Fla: o histórico do Olimpia contra brasileiros.

Equipe paraguaia enfrentou times do Brasil em 46 oportunidades e só venceu 11 vezes. Rival do Atlético-MG está invicto há seis jogos.


Na única vez em que encontrou um clube brasileiro em uma decisão de Libertadores, em 2002, o Olimpia levou a melhor, diante do São Caetano. Entretanto, seu retrospecto geral contra os brasucas na competição é animador para o Atlético-MG, adversário na final da edição deste ano: apenas 35% de aproveitamento, com 11 vitórias, 16 empates e 19 derrotas em 46 partidas.
Para tentar driblar as estatísticas, a torcida do Olimpia promete fazer uma grande festa no Defensores del Chaco, que estará lotado na próxima quarta-feira, para o primeiro jogo contra o Galo. E com o apoio da torcida os paraguaios conseguem melhorar seus números, alcançando 49% de aproveitamento, com nove vitórias, sete empates e sete derrotas em 23 jogos em casa contra brasileiros.
Freguês do Grêmio e algoz do Flamengo
O próprio Atlético-MG já enfrentou o Olimpia quatro vezes em Libertadores e nunca foi derrotado: são três empates e uma vitória por 1 a 0, em 1981. O maior algoz brasileiro do time paraguaio na competição é o Grêmio - foram oito encontros, onde a equipe de Assunção levou a melhor somente em duas oportunidades, sendo derrotada cinco vezes. O Corinthians também aparece como pedra no sapato, já que venceu três vezes e empatou uma, em quatro confrontos. Enquanto isso, o maior freguês é o Flamengo, de quem o Olimpia nunca perdeu em seis oportunidades, tendo vencido duas vezes e empatado outras quatro.
Nos últimos seis jogos contra times do Brasil, o Olimpia tem bom histórico: nenhum revés. Em 2004, a equipe empatou duas vezes com o Coritiba; venceu uma e empatou em outra oportunidade com o Flamengo, no ano passado; e eliminou o Fluminense nas quartas de final da atual edição da Libertadores com um empate sem gols e uma vitória por 2 a 1 em casa. A última derrota para brasucas aconteceu nas oitavas de final da Libertadores de 2003: 3 a 0 para o Grêmio.
Manuel Salgueiro Cavalieri gol Olimpia x Fluminense (Foto: AFP)Na atual edição da Libertadores, Olimpia eliminou o Fluminense (Foto: AFP)
Em todas as vezes que conquistou a Taça Libertadores (1979, 1990 e 2002), o Olimpia teve pela frente pelo menos uma equipe brasileira. No primeiro título, passou pelo Guarani nas semifinais. No segundo, enfrentou Grêmio e Vasco. No último, pegou Flamengo, Grêmio (semifinais) e São Caetano (final).
A maior vitória do Olimpia sobre uma equipe brasileira em Libertadores foi em 1999 quando derrotou o Palmeiras por 4 a 2. Já sua maior derrota foi diante do Corinthians, goleado por 4 a 0, também em 1999.
Olimpia e Atlético-MG iniciam a batalha pelo título da Taça Libertadores na próxima quarta-feira, às 21h50m (de Brasília). O jogo de volta será realizado uma semana depois, no Mineirão, no mesmo horário.
olimpia tabela brasileiros (Foto: Reprodução)

Nenhum comentário:

Postar um comentário